Considerada “comum”, a infecção urinária é a contaminação bacteriana mais recorrente no ser humano, porém não causa tanta preocupação quanto deveria.
As infecções urinárias são normalmente causadas por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos, ela afeta os órgãos do trato urinário e os sintomas mais comuns são:
– Dor ou queimação ao urinar
– Sensação de peso na bexiga
– Vontade frequente para urinar
– Urinar em pouca quantidade
– Urina muito escura e com cheiro forte
– Febre baixa constante
Entre 70 a 80% das infeções urinárias são provocadas por Escherichia coli. Outras bactérias comuns são o Enterococcus, o Proteus e a Klebsiella.
Mulheres têm mais chances de desenvolver infecções urinárias e as principais causas são:
ANATOMIA DA MULHER
ânus muito perto da vagina e da uretra. Além disso, a uretra da mulher é curta (3cm), facilitando a entrada da bactéria na bexiga.
GRAVIDEZ
a mulher tem uma queda de imunidade muito comum durante a gravidez, predispondo infecções urinárias.
MENOPAUSA
há uma alteração hormonal importante nesta fase, fazendo com que a vagina fique muito seca, predispondo à infecção urinária.
SEXO
o movimento peniano de entrada e saída da vagina, associado ao muco lubrificante local, funcionam como facilitadores para a entrada da bactéria na uretra e bexiga. Ter vários parceiros sexuais, sexo anal e o uso de preservativos com espermicida aumenta o índice de infecção.
SEGURAR A URINA
a quantidade de urina que fica “parada” na bexiga aumenta o sedimento urinário (partículas maiores presentes na urina), predispondo À infecção urinária.
CÁLCULO RENAL
os cálculos renais maiores de 2cm, são focos para infecções urinárias, (pielonefrite). Um quadro de urgência urológica é uma obstrução ureteral por cálculo, associado à infecção urinária (obstrução renal + infecção urinária = POTENCIALMENTE GRAVE).
QUEDA DA IMUNIDADE
a maioria das infecções urinárias têm como “pano de fundo” a queda de imunidade. logo, as doenças que levam à queda de imunidade predispõem à infecções urinárias (ex: diabetes, HIV, insuficiência renal crônica, etc…).
HIGIENE LOCAL
ter uma excelente higiene genital e limpar a genitália de frente para trás são fundamentais. Mas, excesso de limpeza pode eliminar bactérias importantes para flora vaginal, predispondo mais ainda infecções.
Muitas vezes esta infecção passa despercebida e o corpo consegue combatê-la naturalmente, mas quando surgem sintomas é necessário procurar um urologista e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com antibióticos ou antifúngicos.
Apesar de as mulheres terem mais predisposição, a infecção urinária acomete homens também.