A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 6 milhões de brasileiros sofrem com problemas de ereção.
Em uma pesquisa sobre sexualidade, 59% dos homens afirmam ter tido dificuldade de ereção em algum momento da vida.
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, pode ter diversas causas, ela é extremamente comum, sendo os principais fatores:
– Psicológicos (stress, ansiedade, cansaço, baixa auto-estima, falta de confiança, depressão);
– Doenças (diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, apnéia do sono, hipogonadismo, dentre outras);
– Medicamentos de uso diário (anti-hipertensivos, antidepressivos).
A disfunção erétil pode influenciar não só a vida sexual do homem, como afetar o seu psicológico.
Apesar da gravidade, o problema ainda é pouco debatido fora dos consultórios. Pensando nisso, quero esclarecer os mitos e verdades a cerca desse assunto. Confira:
O homem que é sedentário e obeso , tem mais chance de ter disfunção erétil?
VERDADE: Em um estudo relacionado a obesidade e problemas sexuais, viu-se que 21% dos pacientes obesos tinham impotência e diminuição da libido.
A disfunção erétil é causada pela falta de libido
MITO: A libido pode ser um dos fatores da disfunção erétil, mas existem outros como doenças e problemas psicológicos que também causam disfunção.
A disfunção erétil só ocorre com homens mais velhos
MITO: Pode ocorrer em varias idades, desde homens mais novos até os mais velhos.
As preliminares são importantes para ereção.
VERDADE: Quanto mais estimulo sexual o homem tiver, mas impulso nervoso será produzido, causando uma liberação maior de óxido nítrico na circulação peniana, potencializando a ereção.
Masturbação pode prejudicar a ereção.
VERDADE: Normalmente a masturbação não causa nenhum problema à ereção, mas se o homem se masturbar muito antes de uma relação sexual, pode não tem uma ereção satisfatória na hora da relação.
Sono ajuda na ereção
VERDADE: O sono ajuda com certeza. Melhora a performance sexual devido ao corpo estar mais descansado, além de ajudar na produção de testosterona que é um hormônio importante para a ereção.
Broxar 2 a 3x seguidas quer dizer que o homem está impotente.
MITO: broxar esporadicamente é normal de qualquer homem, basta estar cansado, ansioso, estressado! Já a disfunção erétil se caracteriza por uma dificuldade de se ter ou manter a ereção por períodos prolongados de tempo.
A depressão pode prejudicar a ereção
VERDADE: uma das principais causas de impotência é a psicogênica (de causa psicológica), sendo a depressão uma das doenças mais comuns que levam a impotência.
Tomar energéticos melhora a ereção
MITO: não há qualquer relação entre se tomar energéticos e melhora da ereção! Além disso, é comum associar bebida alcoólica ao energético, piorando ainda mais a ereção!
100% dos pacientes com disfunção erétil têm tratamento
VERDADE: todos os homens com disfunção erétil, independente da causa, têm como tratar o problema e voltar a ter uma vida sexual satisfatória.