A testosterona é o principal hormônio masculino e com o avanço da idade, é normal que ocorra um certo declínio na função gônadal (testículos). Estima-se que após os 40 anos os níveis de testosterona diminuam em torno de 1% ao ano.

É uma minoria dos homens que terão queda hormonal e precisarão de tratamento.

O diagnóstico é feito através da dosagem de testosterona total (técnica radioimunoensaio) em duas amostras distintas colhidas no período da manhã em dias distintos.

Os sintomas são:
Perda da libido
Disfunção erétil
Ereções matinais menos frequentes e de menor qualidade
Obesidade abdominal
Anemia
Depressão
Cansaço

A testosterona é o principal hormônio masculino e com o avanço da idade, é normal que ocorra um certo declínio na função gônadal (testículos). Estima-se que após os 40 anos os níveis de testosterona diminuam em torno de 1% ao ano.

Chamávamos de “andropausa” uma queda hormonal masculina associada a diversos sintomas, porém, hoje chamamos de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), porque não é 100% dos homens que terão queda hormonal associada a sintomas mas sim, em média, somente 30% dos homens acima de 60 anos.

Portanto, é uma minoria os homens que terão queda hormonal e precisarão de tratamento.

Fatores importantes que contribuem para uma boa testosterona, os quais devem ser hábitos diários, são: atividade física, sono regular, alimentação saudável e evitar stress.

Hoje em dia vemos uma enxurrada de posts na internet, feito por profissionais de diversas especialidades médicas e não-médicas, creditando toda a culpa de sintomas como disfunção erétil, perda da libido, diminuição de performance sexual entre outros à testosterona.

Porém, sabemos que muitos desses sintomas, em alguns indivíduos, podem não ter nada a ver com o nível de testosterona, que em muitos casos está normal, mas sim com outros problemas, principalmente psicológicos e vasculares.

Mas sabemos que a venda e prescrição de testosterona ou EAA (esteroides anabólicos androgênicos) movimentam um mercado bilionário e crescente, com muitos vieses e conflitos de interesse de quem vende e prescreve!

Portanto CUIDADO!

Antes de sair acreditando em tudo que dizem por ai, PROCURE UM UROLOGISTA DE CONFIANÇA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO!